Skip to Main
Logo

Qual a altura ideal para os candeeiros suspensos?

Ficou em dúvida na hora de pendurar os seus candeeiros?
Fique para ver as nossas dicas!
Os candeeiros suspensos devem respeitar regras de altura a que devem ser instalados, seja na mesa de jantar, na mesa de cabeceira ou àreas de circulação.



Mesa de Refeições

Se a sua mesa for grande, precisará provavelmente de um candeeiro maior e com mais luz, ou de vários. E quanto mais forte for a luz, mais este poderá ser colocado mais alto. Deverá ter em atenção que o candeeiro não fique abaixo da altura da cabeça das pessoas quando sentadas. Considere uma altura entre 70 e 90 cms desde o tampo da mesa à extremidade do candeeiro.






Mesa de centro

No caso de colocar um candeeiro suspenso sobre uma mesa de centro este não tem que estar tão alto como numa zona de circulação. Será uma iluminação mais geral e deverá contar com uma altura entre os 150 e os 170 cm desde o chão.






ilha ou Bancada da cozinha

No caso de uma bancada ou ilha de cozinha, deverá ter em conta tanto a altura da própria bancada como o pé direito. Para a correcta iluminação desta superfície deverá contar com uma distância entre 70 a 100 cm a partir da mesma.






Zona de circulação

Deverá considerar 200-250 cm desde o chão até à base do candeeiro. Isto dependerá também do pé direito livre. Poderá escolher uma composição de candeeiros mas deverá sempre ter em conta que desde a base do candeeiro que está colocado mais baixo, deverá contar com no mínimo 30 centímetros livres até à altura de uma pessoa que caminhe por baixo.





Mesa de cabeceira ou mesa de apoio

Sobre as mesas de cabeceira ou mesas de apoio as suspensões são usadas para substituir os candeeiros de mesa, sendo também uma forma de libertar espaço deste mobiliário que geralmente nos faz falta para outra função. Garanta uma altura mínima de 30 cm e máximo de 50 cm entre o topo da mesa e a base do candeeiro. Tudo deverá fazer sentido, por isso, no quarto, tenha também em atenção a altura da cabeceira da cama para a sua escolha.