Skip to Main
Logo

Luz branca ou amarela? Qual a mais indicada para a sua casa?

Cada espaço de uma casa é projetado para uma função, respondendo a uma necessidade. Enquanto o quarto será o local mais aconchegante e calmo, o escritório exige foco e determinação. Portanto, é necessário escolher não só a posição dos móveis, mas também o tipo de iluminação para otimizar a utilização de cada espaço.
Por isso surge frequentemente a questão de qual a melhor opção? Luz branca ou amarela?
Neste artigo vamos mostrar qual a luz ideal para cada espaço e a importância de iluminar corretamente cada espaço.
Já reparou que há locais onde entramos que nos parecem limpos, inspiram confiança e transmitem energia, e noutros espaços sentimos o ambiente mais aconchegante?
Uma clinica dentária ou o bar de um hotel despertam-nos sensações diferentes, pelo ambiente que criam.
A temperatura da lâmpada tem esse poder. Influencia a perceção que temos de um espaço, em nossa casa ou mesmo num local público. Podemos falar de luz quente ou luz fria, e não estamos a referir-nos ao calor físico da lâmpada, mas sim ao seu tom.





Temperatura Luz

A lâmpada tem cor?

Habitualmente dizemos que a luz é branca ou amarela, ou fria e quente.
Associamos a luz amarelada e os seus tons quentes à cor do sol. O tom branco e azul remete-nos para a ausência de calor, para o frio.
Usamos a escala de Kelvin para medir a temperatura da luz. Quanto mais branca for a luz, mais alta é a temperatura de cor na escala de Kelvin e mais azulada e fria será essa lâmpada. Quanto mais baixa a temperatura da cor na escala, mais amarela será a luz.





Luz amarela 

As lâmpadas de luz amarela transmitem uma sensação de maior conforto, estimulando sensações como o relaxamento e a tranquilidade. Nesse caso, a temperatura de cor varia entre 2.700K e 3.100K (kelvins). Encontrará esta indicação na embalagem de casa lâmpada ou no caso de luminárias com LED integrado, nas próprias características da luminária.
Dadas às características da luz amarela, é recomendável que seja utilizada em espaços como quartos, berçários, salas de estar, salas de jantar, bem como outros ambientes mais intimistas, que exigem maior conforto.
Em espaços públicos como cafés, restaurantes e bares também pode ser interessante escolher este tipo de iluminação, com uma potência menos forte. De acordo com o perfil do restaurante pode ser mais apelativo optar por uma iluminação fraca, que desperta outros sentidos, como o paladar.


Luz Amarela

Luz branca

Por sua vez, as lâmpadas de luz branca têm um efeito oposto ao da amarela.
São estimulantes para o nosso cérebro, este fica mais  atento e cuidadoso, a luz branca torna-se a ideal para espaços onde é necessário escrever ou trabalhar. Acima de 4.000K, já existe este efeito, que deve ser privilegiado em escritórios, oficinas, armazéns, garagens, salas de aula ou consultórios médicos.
No entanto pode fazer sentido para alguns de nós ter luz branca em espaços como a cozinha e casa de banho.


É possivel combinar as duas cores?


Sim! Caso o espaço em questão seja utilizado para realizar duas funções, como um quarto com uma zona de escritório integrada, a utilização das duas cores é indicada. Também, é possível utilizar essa opção combinada num open space de cozinha e sala de estar.


A eficiência energética não depende da temperatura


 Escolha o tom que escolher, luz branca ou amarela não são diferentes no consumo. A potência da lâmpada é que define o seu consumo. Quanto maior a potência maior o consumo de energia.
Por vezes a iluminação com luz branca dá a sensação de mais luz, logo mais consumo. No entanto, se as lâmpadas forem da mesma potência o consumo será o mesmo.
O que muda é a perceção que a luz branca nos dá, por proporcionar maior contraste, enquanto a luz amarela nos traz a sensação de relaxamento e maior conforto visual. Se a potência for a mesma, ambas terão o mesmo consumo.
 

Ainda restam dúvidas?


Se ainda não sabe qual a opção mais adequada para o seu espaço, dirija-se à nossa loja para poder ser aconselhado pelos nossos especialistas e fazer a escolha perfeita para a sua casa!

Descubra todos os Candeeiros de Teto